Make your own free website on Tripod.com
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3                                                              Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
Links:
Na Bíblia
Na História:
O que diz:
Outros temas:

 

Deteuronômio 6:4 e uma análise da palavra hebraica plural elohiym

“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor” Deteuronômio 6:4

A palavra que é usada neste caso, a qual é usada em geral pelas igrejas para provar a existência da trindade, é (echad), e devemos compreender claramente o que esta palavra pode significar:

Existe uma relação entre o echad desta passagem com de Gên 2:24:

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" Gênesis 2:24

Comentaremos agora a questão da palavra ECHÁD, que ao contrário do que muitos afirmam, seu significado literal é UM, e não UM DUPLO, ou seja, o mesmo que o número UM em português.

Você não conta UM como sendo UM DUAL ou DÚPLICE. ECHÁD é um em hebraico, assim como SHÁTÁIM é dois, SHALÔSH são três, ARBÁ são quatro, etc. Echád não significa uma unidade composta!

Dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo?

A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, pelo contexto. "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso Deus, A-do-nai é Um" é puro monoteísmo.

Isaías 44:6 a 8

“Assim diz Iahweh, o rei de Israel, Iahweh dos Exércitos, o seu redentor: Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus. Quem é como eu? Que clame, que anuncie, que o declare na minha presença; desde que estabeleci um povo eterno, diga ele o que se passe, e anuncie o que deve acontecer. Não vos apavoreis, não temais; não vo-lo dei a conhecer a muito tempo e não o anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Porventura existe um Deus fora de mim ? Não existe outra Rocha: eu não conheço nenhuma!” Bíblia de Jerusalém

Em Apocalipse 1: 17-18, Jesus se identifica como “o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos”.