Make your own free website on Tripod.com
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3                                                              Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
Links:

A trindade...

Na Bíblia

Na História

Outras verdades bíblicas...

Em construção

O povo do livro do Apocalipse

Em construção

Downloads

Em construção

 

A doutrina da trindade na História

Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.” Apocalipse 14:4 2ª parte.

A. Introdução:

 

1. Não mencionada na Bíblia

2. Origem Pagã

3. O primeiro uso da palavra trindade


B. Trinitarianismo nos Credos:

Durante os anos seguintes à morte dos apóstolos, muitas pessoas diziam ser cristãs mas não aceitavam os ensinos apostólicos. A fim de se determinar os verdadeiros crentes, cada Igreja local, listava certas doutrinas que os conversos cristãos deveriam crer. Estas listas de doutrinas e confissões de fé foram chamados de “credos” de ‘credo' (Eu creio). Haviam tantos credos, quanto haviam Igrejas, muito possivelmente. O credo dos Apóstolos (Didakê), escrito muitos anos após a morte dos apóstolos e assim chamado pois pretendia incorporar os ensinamentos apostólicos, foi formulado de vários credos de várias Igrejas locais. Foi escrito para que todas as Igrejas locais pudessem ter uma confissão de fé comum.

O credo dos apóstolos (gr. Didakê” - ensino) não inclue a doutrina da trindade. Embora sejam mencionados sentenças referentes à Deus, Jesus, e o poder de Deus, o Espírito, a doutrina da trindade não é nem mencionada e tão pouco ensinada.

1. O Credo de Nicéia

2. O Credo Niceno-constantinopolitano

3. O Credo Atanasiano


C. Os critãos da Igreja primitiva ensinavam que Deus é uma trindade?