Make your own free website on Tripod.com
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3                                                              Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
Links:
Na Bíblia
Na História:
O que diz:
Outros temas:

 

Quem é o Pai? Quem é o Filho? Qual o papel de cada?

Paulo responde: Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” I Coríntios 8:6.

Vejam existe um Deus o Pai, e um único Senhor de nossas vidas, Jesus Cristo o justo.

Jesus disse: E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.” Mateus 23:9 e 10.

Declarou Jesus nosso divino mestre ou guia, que essa compreensão é fundamental para nossa salvação, pois o que esta em jogo é a vida eterna:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti só, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” João17:3.

Sendo a comunhão cristã genuína consiste no seguinte:

Sim, o que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.” 1 João 1:3.

Que maravilha ter comunhão com Deus o Pai e o Senhor Jesus Cristo, o único Filho de Deus nascido ou gerado de Deus o Pai, é verdade que existem muitos filhos de Deus, mas Cristo é o Filho unigênito de Deus.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João3:16.

Ele (Jesus) é Filho de Deus num sentido em que nenhum outro ser jamais foi ou poderá ser. Os anjos são filhos de Deus, como foi Adão (Jó38:7; Lucas3:38), por criação; os cristãos são os filhos de Deus por adoção (Romanos 8:14 e 15, Efésios1:5), mas Cristo é o Filho de Deus por nascimento.

O autor do livro de Hebreus adicionalmente mostra que a posição do Filho de Deus não é uma a que Cristo haja sido elevado, mas sim uma que tem por direito. E também declara que Cristo é o edificador da casa:

Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.” Hebreus 3:3-6

E Ele (Cristo) quem constrói o templo de Deus e se reveste de glória:

E dize-lhe: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do SENHOR e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios.” Zacarias 6:12, 13.

As Escrituras declararam que Cristo é o unigênito de Deus, Ele é gerado (procriado) não criado. Quando Ele foi gerado não nos compete indagar, nem nossas mentes poderiam assimilá-lo se nos fosse indicado. O Profeta Miquéias nos diz tudo que podemos saber sobre isso nessas palavras:

Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá àquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2.

O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens." Provérbios 8:22-32.

Houve um tempo em que Cristo procedeu e veio de Deus, do seio do Pai” (João 8:42; 1:18) Jesus é superior a qualquer ser criado sendo somente subordinado a seu Pai, não por ser inferior, mas por amor, pois Nele habita toda a plenitude da divindade”(Col 2:9); Nele foram criadas todas as coisas” (Col 1:16); e Ele é o único ser, fora Deus o Pai, que tem vida em si mesmo. Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmo.” (João 5: 26).

Deus, o Senhor Jeová, faz tudo através de seu Filho Jesus. Nos perdoa, nos salva, nos redime e inclusive nos criou através de Cristo o Filho de Deus, sendo também o único caminho até Jeová. Jesus se submete ao Pai por amor, pois o Filho se alegra de ser único Filho de Deus. Jesus tem todos os atributos de Deus, no entanto nunca quis ocupar o lugar de seu Pai, o único que pretendeu isso foi Lúcifer. Sendo uma criatura tentou usurpar o lugar que é devido só a Deus; já Jesus sim poderia ambicionar tal cargo por ser divino, mas Jesus nunca o fez, e jamais o fará, pois é estritamente leal ao seu Pai. . Vejamos o que a palavra diz:

O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar”Filipenses 2:6.

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.” João 14:28.

"Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” João 20:17.

Tudo esta sujeito a Cristo devendo obediência a Ele, mas Cristo se sujeita ao Pai devendo obediência a Ele. (Ver I Corintios 15:28). E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Quero, porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” I Corintios 11:3.

Ora Cristo é a cabeça de todo o homem, sendo Cristo o Deus do homem a bíblia chama a Cristo reiteradas vezes de Deus.

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1:23.

Pois o Pai ordenou e autorizou sua adoração.

E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Hebreus 1:6.

Tomé chamou Jesus de seu Deus.

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!.” João 20:28.

O Próprio Pai chama Cristo de Deus.

Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” Hebreus 1:8.

Ora Cristo é nosso Deus por ser único Filho gerado do Pai, o seu unigênito, mas Deus o Pai até de Cristo é Deus, Cristo deve obediência ao seu Pai celestial, pois o Pai é cabeça de Cristo as escrituras não podem se contradizer.

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que teus companheiros;”. Hebreus 1:9; Salmos 45:7.

Portanto o Pai é Deus de Cristo o Deus de nosso Deus, sendo o Pai Deus supremo de todo o universo inclusive de Cristo o Pai chama Cristo de Deus, mas Cristo chama o Pai de seu Deus.

Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono assim como eu também venci e estou sentado com meu Pai em seu trono.” Apocalipse 3:21.

Jesus venceu por isso se assenta à destra do trono de seu Pai ao lado da majestade; além do mais Jesus é o legítimo representante de seu Pai, enviado para ser a ponte que nos liga a Deus, havia um abismo profundo causado pelo pecado. Jesus é o único caminho até o Pai, para pertencermos a Deus primeiro temos que ser de Jesus. Ele mesmo disse:

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” João 14:6.

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11:27.

Vejamos a promessa maravilhosa de Cristo aos vencedores:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11